2024: novo ano e novo conceito do ambiente de trabalho

O panorama do mundo dos escritórios e do design está em constante evolução; surgem novas necessidades e, consequentemente, também inovações. Assim, no horizonte podemos vislumbrar diferentes espaços de escritório que estão em constante mudança. Cor, luz natural, mobiliário de escritório confortável, centralização do indivíduo: estas são as novas palavras-chave das empresas que estão em sintonia com a era moderna. Estamos apenas no início de 2024 e nos escritórios a criação de espaços dedicados à colaboração e criatividade compartilhada torna-se uma prioridade: áreas de relaxamento e espaços abertos com mobiliário específico: mesas ajustáveis em altura, cadeiras ergonómicas, painéis acústicos para minimizar a poluição sonora, paredes divisórias de vidro, sofás e poltronas. Ao mesmo tempo, não faltam ambientes tranquilos e pacíficos onde se pode concentrar em silêncio com estações de trabalho equipadas e cadeiras confortáveis.

As cores das paredes, do mobiliário e dos objetos muitas vezes também ajudam a melhorar o equilíbrio e a atenção no trabalho. A cor do ano para móveis de interiores é Peach Fuzz, um tom quente entre rosa e laranja que reflete o desejo de bem-estar, integração e partilha. É a cor ideal para ambientes de trabalho que promovem tanto a socialização quanto a concentração. Este ano, de facto, a tendência é tornar o ambiente de trabalho um lugar agradável onde se possa inspirar. Aqui, então, a cor, a iluminação, a temperatura e os acabamentos do mobiliário assumem uma importância considerável.

Igualmente importante é a criação de layouts versáteis, que oferecem soluções modulares, permitindo personalizar os locais de acordo com as suas necessidades. As maiores empresas, que não têm problemas de espaço, estão a criar áreas dedicadas às necessidades dos trabalhadores: atividades pós-escolares, serviços de babysitting, creches, ginásios, áreas de relaxamento e muito mais. O indivíduo está totalmente no centro do espaço de trabalho que gira em torno das suas necessidades. De facto, para a empresa moderna é essencial não só atrair talentos que possam criar produtividade, mas também retê-los. Por esta razão, é essencial garantir um clima corporativo positivo, onde as pessoas se possam sentir satisfeitas e seguras, um lugar que lhes permita crescer profissionalmente, também através de cursos destinados à formação e especialização de cada indivíduo.

About Marco Olivieri

Fundador e CEO da La Mercanti Srl. Especialista e marketing e vendas. Implementação de estratégias, inovação e excelência comercial.
“Eu me vejo como alguém inovador, sempre ávido em aprender. Gosto de implementar novas ideias para estimular as iniciativas da minha equipe”.