Com o surto da COVID-19, muitos trabalhadores foram colocados em quarentena em casa durante um período prolongado. Esta crise inesperada assistiu à adaptação de muitos espaços domésticos em escritórios executivos domésticos de longo prazo.
Se não estiver previsto um regresso ao escritório a curto prazo, poderá ser útil rever os escritórios domésticos utilizando o Feng Shui para aumentar o conforto, a produtividade e a criatividade.
O que é o Feng Shui?
O Feng Shui é uma antiga disciplina oriental que teve origem na China há milhares de anos, e combina filosofia e arquitetura. Ao longo dos séculos, abraçou toda a região da Ásia-Pacífico, e nas últimas décadas expandiu-se para a Europa e Estados Unidos.
Esta arte ensina como organizar espaços de vida e de trabalho de uma forma harmoniosa, que beneficie o corpo e o espírito, criando ambientes que encorajam a concentração, estimulam e mantêm as energias positivas conhecidas como Ch’i e o equilíbrio dinâmico de Yin e Yang.
Não há provas científicas das suas teorias, e é considerada uma pseudociência.
No entanto, isto não prejudicou a popularidade do Feng Shui ao longo dos anos.
Elementos e cores no Feng Shui
Entre as principais regras do Feng Shui encontramos a ordem, arrumação e brilho das salas: a energia positiva que estimula o otimismo, a coragem e a confiança deve ser livre de circular. A energia move-se em ondas e espirais, e sentir-nos-emos mais confortáveis quando emularmos a natureza e trouxermos estas mesmas curvas para a nossa casa. Uma sala harmoniosa, convidativa e organizada ajuda a melhorar a habitabilidade do espaço.
O Feng Shui (literalmente Vento e Água) é baseado em cinco elementos, que estão ligados a cores, formas e benefícios específicos.
Madeira: Identificada como material e combinada com a cor verde, ajuda a melhorar o nível de criatividade na sala e absorve a energia negativa.
Fogo: A cor vermelha representa energia, paixão e racionalidade. Prefere o mobiliário de forma angular e influencia a criatividade.
Terra: Representa pessoas estáveis e sábias. Em termos de design, traduz-se em tons de amarelo, tons naturais e na utilização de elementos baixos, como mesas e confortáveis.
Água: Este elemento é representado por formas azuis suaves e irregulares. Representa a inspiração, confiança e a compreensão das emoções.
Metal: Este elemento combina todos os elementos anteriores, promovendo a ordem e a concentração. Exprime-se através da cor fria e calmante do branco, mas também do prateado e cinzento. Perfeito para áreas de meditação, é um símbolo de limpeza, pureza e honestidade. A forma caraterística é a de um círculo, que pode ser traduzido em mesas, assentos e espelhos.
Estes elementos têm diferentes qualidades energéticas que devem ser devidamente combinadas para se obter um resultado equilibrado e harmonioso. Cada objeto material é composto por um sistema ternário: ‘forma’, ‘função’ e substância’.
Como desenhar um Escritório Doméstico de acordo com o Feng Shui
O mapa BaGua (que significa literalmente Ba (oito) e Gua (área)) é a ferramenta básica do Feng Shui que define as áreas de um espaço em nove locais-chave, identificados como vento, fogo, terra, lago, água do céu, montanha, trovão e você mesmo. Fornece indicações sobre o que está a acontecer na sua vida e como isto se reflete na forma e no mobiliário da sua casa. Cada elemento do BaGua tem qualidades diferentes.
Para atrair energias mais fortes, a secretária deve ser colocada longe da porta, para que tenha sempre uma visão clara da porta e esteja numa posição de comando, com os seus ombros protegidos por uma parede.
Se a secretária estiver virada para a parede, use o Feng Shui para ‘esconder’ a parede através do uso da arte, desde molduras com fotografias até cortinas de parede.
O espaço em frente do posto de trabalho deve estar desobstruído para encorajar o fluxo de energia criativa.
A forma da mesa desempenha um papel fundamental: redonda, oval ou semicircular facilita ideias, comunicação e colaboração; quadrada ou retangular é adequada para trabalhos mais precisos e analíticos.
É preferível escolher uma secretária com um tampo de vidro ou madeira se a posição da secretária estiver virada para Este, enquanto materiais como metal ou pedra são mais adequados se estiver virada para Oeste. Quer se trabalhe sentado ou de pé, uma secretária retangular de madeira é uma boa solução, pois a forma ajuda à concentração e a madeira traz energia natural.
A secretária pode também ser orientada de acordo com o objetivo desejado: se quiser aumentar a concentração, a parte de trás do pescoço deve estar virada para norte; se quiser promover energia dinâmica, deve estar virada para sul; se quiser estimular a criatividade deve estar virada para leste e se quiser ganhar energia deve estar virada para oeste.