O plano aberto é mau para si? Não com estes truques

De acordo com uma pesquisa americana da Bospar, falta de privacidade, poluição sonora e dificuldade de concentração são fatores que funcionam contra os escritórios de plano aberto. Esta teoria foi ainda mais apoiada por estudos realizados na Alemanha que mostraram um agravamento das condições físicas e mentais em trabalhadores em escritórios de plano aberto.

E, no entanto, existem tantas razões válidas para defender os escritórios de plano aberto: fluxo de comunicação, espaços flexíveis e modulares, custos operacionais mais baixos e trabalhadores interessados em trabalhar em ambientes de plano aberto.

E se a melhor solução fosse combinar o melhor dos dois mundos? Vale a pena tentar.

Manter as coisas separadas? Sim, mas da forma certa

Antes de dividir um espaço aberto, é necessário identificar as várias áreas funcionais existentes no escritório: cobrindo todas as atividades que envolvem contacto e comunicação e aquelas que exigem paz e sossego, ou funções em que o acesso rápido a outras estações de trabalho seja essencial. Após escolher o layout do escritório mais eficaz, pode marcar as áreas da forma mais inteligente. Divisórias, armários, estantes e pods acústicos são uma ótima solução, mas também algumas plantas grandes podem fazer o truque.

Para criar uma percepção visual maior do espaço dividido, pode utilizar códigos de cores e materiais diferentes, já que mesmo uma cor de parede diferente ou uma mudança de piso limita a sensação de dispersão da sala. O que conta mais é garantir que todas as estações de trabalho obtenham uma quantidade razoável de luz natural, sempre que possível.

Envolver as pessoas

Envolver todos nas escolhas sobre o layout do escritório é uma estratégia simples e eficaz de compromisso empresarial. Quando tem uma estação de trabalho que satisfaz os seus desejos e necessidades, os seus níveis de motivação e satisfação no trabalho aumentam. Uma tendência emergente, uma permutação do coworking, envolve o hot desking, onde as pessoas são livres para ocupar diferentes zonas de trabalho no escritório ao longo do dia, dependendo das tarefas que devem executar.

About Marco Olivieri

Fundador e CEO da La Mercanti Srl. Especialista e marketing e vendas. Implementação de estratégias, inovação e excelência comercial.
“Eu me vejo como alguém inovador, sempre ávido em aprender. Gosto de implementar novas ideias para estimular as iniciativas da minha equipe”.