A base rítmica de uma música hip-hop da velha escola, a magnificência da Cavalgada das Valquírias de Wagner para motivá-lo, uma música animada para alegrar um pouco o clima no final de um longo dia: se utiliza auscultadores no trabalho para se concentrar e reduzir as distrações, terá definitivamente uma ”playlist de secretária” minuciosamente compilada.
Caso se reconheça na descrição acima, faz parte de uma das duas facções que há anos tomam partido no debate dos prós e contras da música no escritório. Um problema antigo – ainda relevante hoje – que nunca encontrou uma solução completa.
Ouvir música pode melhorar a produtividade
Esta é provavelmente uma afirmação com a qual todos podemos concordar, mas a “felicidade” de um trabalhador depende do quê? De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, publicada na Workforce, um dos muitos fatores a serem levados em conta é poder ouvir música no trabalho.
O motivo é bastante simples: quando ouvimos música, o nosso corpo liberta dopamina, criando uma sensação de satisfação. Ouvir música nos auscultadores também pode limitar o impacto da poluição sonora, proteger do zumbido contínuo e reduzir a emissão de cortisol, a chamada “hormona do stress”.
Mas cuidado porque a música no trabalho não é para todos
Como sempre, nem tudo o que reluz é ouro. Enquanto para um trabalhador, o riff de guitarra certo pode ser o incentivo de que precisa, para outro pode ser uma fonte de aborrecimento.
Trabalhar e ouvir música ao mesmo tempo significa ter que fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Este é um talento que nem todos temos, e chegar a esta conclusão deve ser o nosso primeiro passo.
Existe um tipo de trabalho com o qual ambos os lados podem concordar, incluindo até os mais fervorosos apoiantes anti-música.
a música de fundo ajuda-nos a ser mais produtivos ao executar tarefas repetitivas.
Existem inúmeros estudos sobre o assunto. Publicado em 1972, um estudo em particular está entre os mais citados e formou a base para milhares de projetos de pesquisa em todo o mundo, todos chegando à mesma conclusão.
Efeitos negativos da música no escritório
Quando a música sai de um altifalante partilhado, e não dos auscultadores, o risco está sempre à espreita: basta uma música “errada” para causar uma irritação ou distração irreparável. É o que costuma acontecer em pequenos escritórios, quando nem todos partilham o mesmo gosto pela música que passa na rádio ou pelo colega de trabalho da secretária ao lado.
Como já foi mencionado nestas páginas, a utilização de auscultadores pode levar a um colapso nas relações entre colegas de trabalho. Isolar-se pode ser encarado quase como uma afronta, fazendo com que algumas pessoas sintam que deseja estabelecer uma barreira devido a alguma aversão ou indiferença por elas. Se decidir utilizar auscultadores no escritório, certifique-se de que essa ação não incomoda os seus colegas de trabalho, trabalhando com eles para encontrar a melhor solução mutuamente aceitável.
Que música deve ouvir no trabalho?
Sente a necessidade de se isolar um pouco com a sua música para trabalhar melhor? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar a playlist perfeita!
– Evite músicas excessivamente estruturadas
Uma gama limitada de altos e baixos, apenas alguns instrumentos, uma única voz. Músicas excessivamente complexas podem fazer com que ouça com mais atenção, distraindo-o do trabalho em questão. Aparentemente, este conselho não se aplica à música clássica!
– Tenha cuidado com as letras
Às vezes, é melhor ouvir músicas com as quais não está familiarizado ou com uma letra curta para evitar a criação de associações entre o que estamos a ouvir e o que estamos a fazer. Este discriminante é particularmente importante em tarefas em que a linguagem esteja envolvida, como escrever emails ou um comunicado de imprensa.
– Géneros específicos de tarefas
De acordo com um estudo realizado pelo The Telegraph, a música clássica torna as tarefas matemáticas mais precisas, acelera a entrada de dados, enquanto a música eletrónica melhora o foco durante a revisão.
– Cada coisa no seu sítio
Uma última dica, e talvez a mais importante: não ouça músicas que não gosta. Mais vale desligar a música completamente. Não há nada pior do que ouvir uma música horrível só por ouvir.